"Administrar é uma arte"

sábado, 19 de março de 2011

Como desenvolver um bom programa de T&D



Hoje em dia é indiscutível que seus funcionários precisam sempre se atualizar e se adaptar a demanda do mercado e ao perfil de sua empresa. Para isso é interessante fazer uma análise organizacional e detectar que tipo de treinamento sua empresa precisa, durante a elaboração do programa é importante lembrar que um treinamento precisa levar em consideração a opinião dos envolvidos no processo, ou seja, os gestores e a equipe de colaboradores, afinal ninguém melhor do que eles para apontar o que precisa ser melhorado.

Depois de colhido as informações necessárias, o próximo passo é fazer um diagnostico da organização e com base nele começar a desenhar o programa, preocupando-se em oferecer um treinamento que não se distancie da realidade, ele deve enfatizar o dia-a-dia da organização para surtir o resultado esperado, outro ponto que pede atenção é o local onde vai ser ministrado, o material a ser utilizado que deve ser sempre de boa qualidade, deve-se eliminar também qualquer tipo de barreiras na comunicação durante o treinamento.

Quando se trata de escolher quem vai ministrá-lo existem divergências, há quem diga que a melhor opção é optar por alguém que faça parte do quadro da empresa, porque poderá falar com mais profundidade aos treinandos, mas há também quem diga que isso pode atrapalhar, o grau de intimidade pode comprometer os resultados e é melhor optar por alguém que não possua vínculos com a empresa. Preciso falar que as duas opções são válidas, cada organização sabe de suas necessidades, a escolha deve ser feita de acordo com o que ela almeja, se a escolha for alguém da organização, ele deve possuir a habilidade de liderança e saiba impor respeito para prosseguir com o processo, e se a a escolha for alguém do ambiente externo á organização vale salientar que bons ministradores de treinamentos possuem as competências necessárias para atuar em ambientes desconhecidos.

Depois de executado o treinamento é hora de verificar se ele realmente foi eficaz, se atingiu as expectativas e foi satisfatório para todos os envolvidos no processo.

Uma empresa com boa visão de futuro sabe que que treinamento não é despesa, é investimento. Tudo que sair do bolso da empresa para um treinamento sobre negociação, por exemplo, voltará na primeira reunião com fornecedores, onde seu colaborador fechará um acordo com ótimas condições para a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário