"Administrar é uma arte"

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Caso do peixe Urbano

O Site de Compras coletivas Peixe Urbano é um grande exemplo da capacidade viral do brasileiro, pois a ideia foi lançada e rapidamente todos começaram a espalhar  na rede. A ideia de fazer compras com desconto agradou e todos queriam indicar a experiência não só para 5 ou 10 pessoas, mas para todos os seus seguidores no Twitter,  seus contatos do Facebook , Orkut ,  blogs e mídias afins. Levando em consideração que o brasileiro ama levar vantagem em tudo, um negócio que vende cupons para comprar produtos ou serviços com descontos consideráveis tem tudo para dar certo, porém ainda é preciso esperar para ver se essa novidade vai consolidar-se.
O Peixe Urbano é uma das idéias na área do E-commerce que mais deram certo nos últimos tempos, seu crescimento foi muito rápido e representa um verdadeiro Case da área dos negócios, a ideia central do site é proporcionar ao cliente a oportunidade de desfrutar opções de sua cidade até então fora de seu alcance por questões financeiras,  e por outro lado, isso atrairia novos clientes para quem ofertasse os descontos.
No entanto por parte dos empresários a estratégia não tem sido muito bem sucedida, ao contrário do que foi falado por Júlio Vasconcelos, há relatos de muitas empresas que aderiram a idéia do site e ficaram no prejuízo, e a explicação é lógica: se alguém espera sair uma promoção no Peixe Urbano para ir jantar em um restaurante X, certamente não está dentro do público alvo do mesmo, ou seja, dificilmente esse cliente voltará,  o prejuízo se caracteriza ainda no fato dos descontos serem tão agressivos que ficam as margens dos preços  de custos  do produto ou serviço em oferta, tirando toda e qualquer possibilidade de lucro por parte do empresário.  A esperança deles é de que quem chega ao seu estabelecimento  com o cupom em mãos, vá além daquela oferta e compre outros produtos disponíveis em seu portifólio ou ainda, que sendo bem tratados façam a propaganda boca-a-boca, que diga-se de passagem é a mais eficaz. 
Um fator crítico da venda de cupons de descontos é a questão do atendimento, o Peixe Urbano quer vender novas e boas experiências para seus clientes, no entanto não pode assegurar o sucesso total dessa aquisição, pois está além de seu alcance fiscalizar o atendimento prestado. Algumas empresas tem a visão de tentar assegurar  o melhor atendimento possível a esse cliente para cativa-lo, mas nem todas são assim.
Enfim, os fundadores do Peixe Urbano tiveram a ideia e souberam cercar-se de pessoas competentes,  o que ajudou o site a tornar-se um sucesso foi o fato dele ter sido o primeiro a inserir essa idéia no mercado brasileiro, idéia essa que foi copiada dos Estados Unidos. O Julio Vasconcelos tem uma ótima formação acadêmica, porém prega algumas coisas  insanas, como o fato de não ser  tão importante assim investir em marketing,  porém  ressaltou que deve-se focar no produto, pois é importante ter um produto de excelência,  fica a pergunta: sendo o produto um dos compostos do Mix de marketing, investindo nele eu não estou investindo em Marketing?  Ele se contradiz.  Talvez tenha confundido marketing com propaganda,  ato imperdoável para uma pessoa especializada em marketing no Vale do Silício.  Outra idéia que vai contra os preceitos da administração é a de que um plano de negócios não é essencial para o sucesso de uma empresa, como  alguém pode dirigir uma barco sem saber o rumo?  Quantas e quantas empresas acabam falindo por falta de planejamento? o plano de negócios serve para  nortear, definir onde a empresa quer chegar e as estratégias a serem adotadas. Tudo bem que falando de e-commerce as coisas mudam muito rápido e o negócio precisa ser flexível, mas não deixa de ser necessário  saber seu foco.  Aos meus olhos o Peixe Urbano não parece ser algo tão inspirador assim, apenas uma idéia que deu certo por que os ventos ajudaram. Vale ressaltar que essa opnião é fundamentada no depoimento de Julio Vasconcelos, Socio Fundador do site, em palestra no 8ª SEMARKETING.

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